top of page
Buscar

Dia do imigrante

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 26 de jun. de 2024
  • 1 min de leitura

O Dia do Imigrante, comemorado em 25 de junho, celebra a importante contribuição dos estrangeiros das mais diversas nacionalidades, como portugueses, italianos, espanhóis, alemães, japoneses, libaneses etc., para a construção do Brasil. Reconhecer a presença e a influência dos imigrantes é essencial para compreender a formação da própria cultura brasileira, incluindo música, culinária e idioma.


Grupo de imigrantes russos na Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores (Correio da Manhã. Autor Desconhecido, 07/07/1932. Acervo Arquivo Nacional)


Desde o século XIX, centenas de milhares de imigrantes ingressaram no país, muitos chegados para integrar braços nas lavouras, especialmente no cultivo do café. Esses estrangeiros se estabeleceram por todo o Brasil e o Estado do Rio de Janeiro recebeu uma parcela significativa, a exemplo dos casos de alemães em Petrópolis; suíços e alemães em Nova Friburgo e Resende; finlandeses no distrito de Penedo, em Itatiaia; japoneses em Itaguaí e Cachoeiras de Macacu; dentre tantos outros. Mas recentemente, no século XXI, o país tem sido destino procurado por venezuelanos, haitianos e africanos de diversas nacionalidades.


O Dia do Imigrante é uma data oportuna para a reflexão sobre a inclusão, diversidade e os desafios enfrentados pelos estrangeiros ao chegarem no país, assim como suas contribuições na sociedade brasileira. Um momento de reforçar o combate à xenofobia e o estímulo a construção de uma sociedade igualitária.

 
 
 

Comentários


© 2019. Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores.

Faculdade de Formação de Professores - UERJ/FFP

Rua Dr. Francisco Portela, 1470. Patronato. São Gonçalo-RJ

Sala 304D

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

Realização:

Logo FFP

Apoio:

cnpq-logo_edited_edited.png
bottom of page